Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura
Home
A Secretaria
Assessoria de Gêneros e Etnias
Bibliotecas e Leitura
Canal de Atendimento
Centros Culturais
Comunicação
Condephaat
Corpos Artísticos
Festivais, Mostras e Eventos
Formação Cultural
Incentivo à Cultura e Prêmios
Município Amigo da Cultura
Museus
Programas e Projetos
Sistemas Estaduais
Teatros, Auditórios e Salas de Espetáculo
Notícias

Primavera dos Museus

Museus da Secretaria da Cultura do Estado participam da 11ª Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), realizada até o dia 24 de setembro. A ação, tem como tema “Museus e suas Memórias” e busca destacar a importância de valorizar a memória construída e compartilhada a partir de diferentes perspectivas sociais.

 

Neste ano, participam Museu do Futebol, Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Pinacoteca, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imigração, Museu de Arte Sacra e Museu Catavento - com programação conjunta -, os Museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre, Felícia Leirner no interior e o Museu do Café, no litoral. Confira os destaques da programação:

 

NA CAPITAL

Museu do Futebol

No sábado, 23 de setembro, às 11h00, a visita educativa será realizada por uma perspectiva diferente - o público vai dar uma volta ao redor do campo do Pacaembu e fará o percurso da exposição do Museu, enquanto será abordada a importância do estádio para a história do futebol em São Paulo e no Brasil. Às 14h00, a “Oficina Perceber a Cidade” permitirá que os visitantes desenhem o trajeto que realizaram para chegar ao Museu, com os pontos de referência, as paisagens, as pessoas e as sensações vividas.

 

No domingo, 24, às 11h00, o público será convidado a dialogar sobre a importância do bairro e do Estádio do Pacaembu para a história do futebol. São 40 vagas e não é necessário inscrição. Às 14h00, a atividade “Quem te viu, quem te vê?” vai propor que os visitantes encontrem imagens antigas de lugares retratados na exposição do Museu e as relacionem com fotos atuais, identificando as mudanças ocorridas e como elas se relacionam com o futebol.

 

Museu da Imigração

As atividades começam com música, no dia 21, quinta-feira. Às 15h00, a Orquestra Jovem do Estado apresentará repertório com interpretações de temas clássicos e releituras de composições populares. Na sexta-feira, 22, o “Encontro de Formação” reunirá profissionais de turismo, educadores e estudantes da área, a fim de propor a troca de experiências sobre os diferentes formatos de visitas. Os participantes poderão conhecer também a “Hospedaria 130”, nova mostra temporária do Museu.

 

A Cia. Artesão do Corpo apresenta nos dias 23 e 24, sábado (15h00) e domingo (11h00), o espetáculo “Refúgio - ou como fixar raízes no concreto”, composto por performances de dança e teatro que exploram o corpo, sons e objetos, com o intuito de sensibilizar e conscientizar os espectadores sobre a migração, os deslocamentos e enraizamentos na cidade de São Paulo. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

 

Casa das Rosas

No domingo, 24, às 15h00, a atividade “Memórias do Jardim” convida o público a viajar pela Avenida Paulista com características residenciais e rurais por meio de fotografias, relatos de viajantes e recortes de jornais. Em seguida, haverá atividade prática na estufa do museu, buscando as memórias sensoriais e as histórias de jardim dos participantes. São 20 vagas e os interessados devem se inscrever pelo e-mail educativo@casadasrosas.org.br ou presencialmente na recepção da Casa das Rosas.

 

Casa Guilherme de Almeida

No domingo, 24, às 15h00, a visita guiada pela Casa Guilherme de Almeida permitirá que o público vivencie a história do local por meio da narrativa apresentada. São 10 vagas e os interessados devem se inscrever pelo site www.casaguilhermedealmeida.org.br.

 

Pinacoteca

Até 22 de setembro, das 10h00 às 17h00, a Pinacoteca promove o Educateca, com jogos educativos para todas as idades. Para participar, basta apresentar um documento com foto na sala do Educativo e retirar o kit. Além disso, os visitantes podem participar de visitas guiadas pela exposição do artista Di Cavalcanti - 21 e 23 de setembro, às 16h30, e na sexta-feira, 24, às 10h30 e às 15h00. Não é necessária inscrição prévia. Por fim, das 11h00 às 15h00, também no dia 24, o JogaJunto será realizado no Espaço NAE, com quebra-cabeça, liga pontos, jogo da memória e dominó.

 

Museu da Casa Brasileira

No quarta-feira, 20, às 10h30, o artista Marcos Gorgatti desenhará a casa dos participantes a partir de uma descrição afetiva ou fotografia, na atividade “Desenho sua Casa”. Às 19h00, a educadora Marisa Szpigel organizará um grupo de estudos com objetivo de refletir sobre a relação dos bebês com o mundo, em “Era uma Casa Muito Engraçada”.

 

Na quinta-feira, 21, às 11h00, as pessoas que passarem na calçada serão convidadas à oficina de observação, focada em objetos domésticos de uso cotidiano. Por fim, na sexta-feira, 24, o “Música no MCB” traz o show do trio Zikir, às 11h00. Chamado de Rota da Seda, a apresentação é uma viagem musical que, por meio de canções de melodias, passeia por várias partes do Oriente.

 

Museu de Arte Sacra e Museu Catavento

Os Museus Catavento e de Arte Sacra terão atividades conjuntas durante a ação. A programação começa às 10h00, no domingo, 24, no Museu Catavento, com Visita Histórica à exposição “Do Palácio das Indústrias ao Catavento”, que conta por meio de imagens a história do edifício. O público poderá conferir as transformações ocorridas na paisagem urbana da região da Várzea do Carmo, a arquitetura do Palácio das Indústrias, sua construção e seus usos diversos ao longo da história.

 

Em seguida, os participantes seguirão para o Museu de Arte Sacra, com traslado oferecido pelas instituições, para a oficina de fotografia pinhole. A técnica artesanal de câmera de orifício utiliza latas no lugar de máquinas fotográficas e permitirá que o público produza as imagens, revele suas fotos no laboratório P&B e as leve para casa no final da oficina. Para participar, basta retirar senha na bilheteria do Museu Catavento. A atividade termina às 14h00.

 

Memorial da Resistência

Nos dias 23 (15h00) e 24 (10h30), o espaço promove visitas mediadas com testemunhos de ex-presos políticos gravados pelo Programa Coleta Regular de Testemunhos. São 25 vagas por horário e as inscrições devem ser feitas até 30 minutos antes de cada visita.

 

No sábado, 23, a partir das 9h30, o Encontro com Educadores e Profissionais de Turismo promoverá uma reflexão sobre três projetos cujas perspectivas turísticas em espaços de memórias estão relacionados ao período da Ditadura Civil-Militar: o Memorial da Resistência de São Paulo, o futuro Memorial da Luta pela Justiça e o prédio onde funcionou o Doi-Codi de São Paulo. O encontro é gratuito e são disponibilizadas 130 vagas. As inscrições devem ser feitas até 22 de setembro pelo telefone (11) 3324-0943.

 

Museu Afro Brasil

Na quinta-feira, 21, às 11h30 e 15h30, haverá Visita de Primavera ao acervo do Museu Afro Brasil, com mediação educativa, destacando a presença negra na história brasileira. A ação educativa “Ngoma Está Chamando” será realizada no sábado, 23, às 14h00. A atividade permite aos participantes confeccionar tambores de forma simples e prática, com canos PVC e fita durex. Ao final, todos são convidados para uma roda onde cantam, dançam e tocam.

 

Por fim, no domingo, 24, às 11h00 e às 14h00, o “Espirais de Memórias” convida o público a vivenciar uma produção coletiva relacionando suas memórias àquelas vividas no Museu. Não é necessário inscrição para participar das atividades.

 

NO LITORAL

Museu do Café

A atividade “Bolsa Oficial de Café e seus espaços” traz totens descritivos sobre o uso original de espaços do prédio e visita mediada pelos ambientes. De quarta a sexta-feira, a atividade será às 12h00. No domingo, haverá sessões às 10h00, 11h00, 14h00, 15h00 e 16h00. São 40 vagas por horário e as inscrições devem ser feitas na bilheteria do museu até dez minutos antes da atividade.

 

Na sexta-feira, 22, a partir das 9h00, o fotógrafo Gino Pasquato, que abordará a linguagem e o aprendizado do olhar fotográfico na oficina “Memórias do Café”. A atividade será realizada dentro e fora do Museu e os participantes poderão fazer registros pelo Centro Histórico de Santos. Para participar, é necessário levar câmera fotográfica própria ou celular com câmera. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

 

No sábado, 23, às 14h00, o circuito de atividades “Sentido da Memória” promoverá uma mesa-redonda sobre a memória e suas associações aos cinco sentidos - o paladar por meio da história da gastronomia, a visão pelas lentes da fotografia, o tato pelas experiências dos cegos, a audição pela música e o olfato pelo aroma como recordação. O encerramento será com uma harmonização de café para aguçar os sentidos, às 16h00. São 40 vagas e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

 

NO INTERIOR

Casa de Portinari

Na sexta-feira, 22, às 20h00, a Cia. Minaz, de Ribeirão Preto, apresenta o espetáculo “Viola Enluarada”. O grupo é formado por um octeto vocal, um quinteto de cordas, flauta, violão, acordeão e percussão, e apresentará canções importantes do repertório nacional, incluindo Villa-Lobos, com “Trenzinho Caipira”, e sucessos sertanejos como “Inhambu-xitã” e “Sola da Bota”.  A entrada é gratuita.

 

Museu Índia Vanuíre

Na quarta-feira, 20, às 09h00, o público será convidado a conhecer as transformações da instituição ao longo dos anos na palestra de Tamimi Borsatto. A diretora do Museu abordará aspectos da memória do espaço, desde a trajetória de seu fundador, Luiz de Souza Leão, até as mudanças de expografia e prediais. Até 22 de setembro, das 09h00 às 16h00, o Museu receberá um indígena da terra Vanuíre para uma edição especial do “Índio no Museu”, com o objetivo de aproximar índios de não índios e desfazer ideias errôneas e limitadas. Os participantes poderão interagir com o Kaingang e conhecer sua cultura, hábitos e costumes.

 

Museu Felícia Leirner

Até sexta-feira, 22, sempre às 10h00, o público poderá participar da Trilha Ecológica pela Mata Atlântica. A visita será realizada pelos educadores do Museu e os participantes poderão, além de contemplar a natureza, conhecer mais da história local. Na quinta-feira, 21, às 15h00, a obra “O Centenário” será assunto de uma roda de conversa e, ao final, os participantes vão produzir uma cápsula do tempo com seus os pensamentos, sonhos e expectativas. Às 18h30, professores poderão participar do curso “Lixo ou Reuso” e aprender sobre a criação e manutenção de uma ecobrinquedoteca na escola. Os participantes receberão certificado.

 

No dia 22, sexta-feira, às 15h00, o espaço estimulará a sensibilidade dos interessados por meio da música erudita, com composições de Claudio Santoro. Já no sábado, 23, às 10h00, os visitantes poderão plantar mudas nativas da Serra da Mantiqueira, como forma de preservar o patrimônio ambiental e contribuir para a compensação das emissões de gases de efeito estufa. Às 15h00, o DJ Matt Sander apresentará seu projeto de discotecagem que acompanha as batidas do coração. Por fim, no domingo, 24, às 11h00, o “Domingo Musical” apresenta o “Projeto Tupiniquim: 100 anos de Samba”, um show que contará a história do samba com músicas e curiosidades sobre o estilo musical.

 

SERVIÇO

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, S/N – Pacaembu,  São Paulo- SP

(11) 3664-3848

Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h00 às 17h00 (Bilheteria até às 16h00)|

Sábados, domingos e feriados das 10h00 às 18h00 (bilheteria até às 17h00)

R$ 10,00 | Grátis aos sábados

Estacionamento na Praça Charles Miller (Zona Azul)

www.museudofutebol.org.br

 

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1316 São Paulo-SP

Metrô Bresser-Mooca (900m)

(11) 2692-1866

Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00 e domingos das 10h00 às 17h00

R$ 10,00 | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

http://museudaimigracao.org.br/

 

Casa das Rosas

Av. Paulista, 37, Bela Vista - São Paulo-SP

Estação Brigadeiro do Metrô (850m)

(11) 3285-6986 | (11) 3288-9447

Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 10h00 às 22h00 | domingos e feriados, das 10h00 às 18h00

Estacionamento pago no local

Entrada gratuita

Acessibilidade no local

www.casadasrosas.org.br

 

Casa Guilherme de Almeida

Rua Macapá, 187 - Pacaembu - São Paulo-SP

Metrô Sumaré (900m)

(11) 3673-188/ (11) 3672-1391

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00

Entrada gratuita

Acessibilidade no local

www.casaguilhermedealmeida.org.br

 

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz, 02 – Luz, São Paulo – SP

(11) 3324-1000

Funcionamento: quarta a segunda (fechado às terças) das 10h00 às 17h30 (com permanência até às 18h00)

Estacionamento gratuito no local

R$ 6,00 | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.pinacoteca.org.br

 

Museu da Casa Brasileira

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano - São Paulo-SP

CPTM Cidade Jardim (850m)

(11) 3032-3727

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00

Estacionamento pago no local

R$ 8,00 | Grátis aos sábados, domingos e feriados

Acessibilidade no local

www.mcb.org.br

 

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP

(11) 3326-3336

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00

Estacionamento gratuito entrada pela Rua Jorge Miranda, 43

R$ 6,00 | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.museuartesacra.org.br

 

Catavento Cultural e Educacional

Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP

(11) 3315-0051

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 9h00 às 17h00 (Bilheteria fecha às 16h00)

Estacionamento pago no local

R$ 6,00 | Grátis aos Sábados

Acessibilidade no local

www.cataventocultural.org.br

 

Museu Afro Brasil 

Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Pavilhão Manoel da Nóbrega - Parque do Ibirapuera, portão 10 - São Paulo-SP

(11) 3320-8900

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 10h00 às 17h00 (permanência até às 18h00)

Estacionamento pelo portão 3 (Zona Azul)

R$ 6,00 | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.museuafrobrasil.org.br

 

Museu do Café - Santos

Rua XV de novembro, 95 - Centro - Santos-SP

(13) 3213-1750

Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00 | domingo das 10h00 às 17h00

R$ 10,00| Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.museudocafe.com.br

 

Museu Casa de Portinari - Brodowski

Praça Candido Portinari, 298 - Brodowski/SP

(16) 3664-4284

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 18h00

Entrada: ingresso voluntário

Acessibilidade no local

www.museucasadeportinari.org.br

 

Museu H. P. Índia Vanuíre - Tupã

Rua Coroados, 521, Centro - Tupã/SP

(14) 3491-2333

Funcionamento: de terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00

Entrada gratuita

Acessibilidade no local

www.museuindiavanuire.org.br

 

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro - Campos do Jordão

Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880 - Campos do Jordão/SP

(12) 3662-6000

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 18h00

Estacionamento gratuito no local

Cidadãos jordanenses não pagam mediante apresentação de comprovante de residência

Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos

Acessibilidade no local

www.museufelicialeirner.org.br


Data: 24/09/2017
A Secretaria Localização | Créditos | Página Inicial | Ouvidoria | Fale Conosco | Mapa do Site

Telefone: 11 3339-8000 - www.cultura.sp.gov.br
© 2006 - 2014. Secretaria de Estado da Cultura. Todos os direitos reservados.