Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura
Home
A Secretaria
Assessoria de Gêneros e Etnias
Bibliotecas e Leitura
Canal de Atendimento
Centros Culturais
Comunicação
Condephaat
Corpos Artísticos
Festivais, Mostras e Eventos
Formação Cultural
Incentivo à Cultura e Prêmios
Município Amigo da Cultura
Museus
Programas e Projetos
Sistemas Estaduais
Teatros, Auditórios e Salas de Espetáculo
Acontece

Economia Criativa

A indústria criativa, setor que se baseia em conhecimento e criatividade como formas de geração de renda, tem se mostrado cada vez mais relevante no cenário econômico nacional. Entre 2004 e 2013, o ramo apresentou crescimento sucessivo, ano após ano, atingindo a marca de 2,6% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) em 2013. No mesmo período, houve um aumento de 90% no número de trabalhadores da área.

São Paulo é protagonista desse processo, sendo o estado que mais emprega profissionais criativos: são 349 mil trabalhadores, o triplo do segundo colocado, Rio de Janeiro, com 107 mil. Os números tornam-se ainda mais importantes quando consideramos que a renda média no ramo é quase duas vezes superior à do mercado em geral, o que indica uma alta qualificação no setor. Por isso, embora os empregados na economia criativa paulista sejam 2,5% do total de trabalhadores paulistas, eles respondem por 5,1% da massa salarial.

Os dados fazem parte do documento Economia Criativa no Estado de São Paulo, que compila informações do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN) e PNAD 2013 para chegar aos dados específicos do setor no território paulista. As informações, relevantes para o setor, podem ser usadas por todos aqueles que pretendam argumentar sobre a importância do investimento em cultura.

Faça o download aqui.


Data: 04/08/2016
A Secretaria Localização | Créditos | Página Inicial | Ouvidoria | Fale Conosco | Mapa do Site

Telefone: 11 3339-8000 - www.cultura.sp.gov.br
© 2006 - 2014. Secretaria de Estado da Cultura. Todos os direitos reservados.